PALESTRAS
EDUCAÇÃO PARA A PAZ
  • EMENTA

    Aborda as metamorfoses da indisciplina no contexto da escola do século XXI. Contextualiza o significado da indisciplina estudantil na escola de antigamente e na escola de hoje, tornando visíveis os efeitos desses significados nas relações entre crianças, jovens e adultos dentro da escola. Ao discutir os modos de controle infanto-juvenis da atualidade, objetiva levar os profissionais da educação a refletirem e analisarem sua corresponsabilidade nessas difíceis relações.

    DOCENTE: ELIANA POUGY

    doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (bolsa FAPESP), mestre em Educação pela FE-USP, especialista em Linguagens da Arte pelo CEUMA-USP e graduada em Comunicação Social pela FAAP.  É autora de livros didáticos e paradidáticos sobre Arte para crianças e professores (editoras Ática, Moderna, SM, Oxford do Brasil e Editora do Brasil).  É autora de Arte da coleção Saberes da Vida, Saberes da Escola, para EJA 6o a 9o ano, aprovado no PNLD EJA 2014, do livro Ápis Arte 4o e 5o anos, aprovado no PNLD 2016, e coautora do livro Todas as Artes, ensino médio, aprovado no PNLD 2018. Foi a elaboradora da 1a versão do Curriculo de Arte para o Ensino Fundamental do Município de São Paulo. Foi professora de Arte na educação básica e no ensino superior (Universidade de Mogi das Cruzes - UMC). Estudante no grupo de pesquisa CNPq NU-SOL Núcleo de Sociabilidade Libertária /PUC-SP. Sua pesquisa relaciona-se à Teoria Política Contemporânea, Resistências Infantojuvenis, Sociedade de Controle, Indisciplinas escolares, Arte-educação.

    PÚBLICO-ALVO Licenciandos, docentes, gestores, mantenedores, técnicos pedagógicos, dirigentes, profissionais da educação 

     

     

    DURAÇÃO 2 encontros de 4 horas cada (total 8 horas) 

     

    NÚMERO DE PARTICIPANTES Até 500

    EQUIPAMENTOS Computador, datashow, caixas de som

    MATERIAIS a combinar

    VALOR R$ 800,00 hora/aula

    METAMORFOSES DA INDISCIPLINA

  • EMENTA

    Aborda os aportes teóricos das Práticas Restaurativas no ambiente escolar. Apresenta os conceitos da Comunicação Não-Violenta e uma introdução às ferramentas da Mediação de Conflitos. Objetiva levar os profissionais da educação a refletirem sobre as crenças que vêm atuando no seu dia a dia e a aprimorarem os relacionamentos profissionais entre as equipes de trabalho, aprendizes e seus familiares com vistas à Educação para a Paz.

    DOCENTE: VALÉRIA PEREZ

    Psicóloga Especialista em Direito Sistêmico -Hellinger /Innovare, Mediadora de Conflitos desde 2002, Consultora em gestão de conflitos nas relações escolares, familiares, empresariais e sociais. Docente e Supervisora nos Cursos de Mediação Transformativa de Conflitos da Escola Superior do Ministério Público- ESMP, Escola Paulista de Magistratura-EPM, Instituto THEM – Transformação Humana em Educação e Mediação e no Projeto Interdisciplinar Cantareira de Mediação Penal da Promotoria Criminal de Santana - desde 2005. Capacitadora em Projetos da Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas. Sócia fundadora do Instituto THEM – Transformação Humana em Educação e Mediação. Membro do FONAME - FORUM NACIONAL DE MEDIAÇÃO pelo Instituto THEM.

    PÚBLICO-ALVO Licenciandos, docentes, gestores, mantenedores, técnicos pedagógicos, dirigentes, profissionais da educação 

     

     

    DURAÇÃO 2 encontros de 4 horas cada (total 8 horas) 

     

    NÚMERO DE PARTICIPANTES Até 500

    EQUIPAMENTOS Computador, datashow, caixas de som

    MATERIAIS a combinar

    VALOR R$ 800,00 hora/aula

    PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA ESCOLA